22 de dezembro de 2010

Castro em entrevista

Nome: Francisco Miguel Meireles Von-Doellinger Castro
Data de Nascimento: 1979-06-03 (31 anos)
Naturalidade: Fafe - Portugal
Altura/Peso: 183 cm/ 79 kg
Clube Actual: Moreirense

Perguntas do Blog:
Fala-nos um pouco acerca de ti.
Sou uma pessoa tranquila. Gosto, particularmente, de passar o tempo livre com a família e em especial, brincar com a minha filha. Adoro um bom convívio e estar com os amigos. Normalmente ando bem-disposto e dizem que tenho um bom sentido de humor. Além disto, adoro a minha profissão e vivo muito em função dela.

Descreve-nos a tua carreira futebolística.
Uma verdadeira montanha russa que infelizmente não consegui controlar. Penso que me devo sentir orgulhoso por tudo o que tenho feito e pelo meu percurso, dado que não foi fácil contornar todos os obstáculos que me foram aparecendo ao longo da carreira. Olhando para trás e vendo tudo o que fui obrigado a ultrapassar e, estando neste momento a jogar ao nível que estou a jogar, não tenho dúvidas em afirmar que tive de ser um grande campeão.
Fiz toda a minha formação no Fafe, excepto um ano de juvenis em que joguei no S.C.Braga, de onde sou natural, subindo aos seniores, onde permaneci cinco épocas. De lá saí para o Moreirense onde estive três temporadas. Depois tive passagens pelo Estrela da Amadora, Maia, Aves, Gondomar, e finalmente, o feliz regresso ao Moreirense, na época passada.

Representaste apenas clubes portugueses. Gostavas de ter jogado no estrangeiro ou sonhas ainda jogar?
Gostava de ter jogado e tive várias oportunidades para o fazer. No entanto, o que me foi aparecendo não se revelou, financeiramente, vantajoso para largar as pessoas de quem gosto pela incerteza do que poderia encontrar. Também penso que não tenho um espírito aventureiro e indo sozinho seria meio caminho para o fracasso.
Sempre gostei de ter estabilidade emocional e penso que é muito importante na nossa profissão. Sonhar jogar no estrangeiro é uma coisa que vai perdendo força dentro de mim, mas, por vezes, acontecem coisas pela qual ninguém espera, mas é cada vez mais um assunto que não paro muito a pensar.

Qual consideras ser o teu melhor golo?
Penso que é difícil avaliar ou enumerar pela avaliação do gesto técnico e pela importância do mesmo, mas acho que o golo que fiz pelo Moreirense contra a Académica (em Coimbra) e o meu primeiro golo contra o Lousada estão no top, com toda a certeza...

Chegaste a defrontar o Moreirense? Qual foi a sensação?
Posso dizer que me senti muito estranho, porque sabia que ia encontrar antigos amigos e um clube que me estava no coração, mas quando chega o momento do jogo, o profissionalismo fala mais alto e jogamos para vencer.

Consegues eleger o melhor e o pior momento com a camisola do Moreirense?
Começando pelos piores, sem dúvida, as lesões e operações consecutivas que aqui tive, juntamente com a descida a 2B em 05/06 , que atirou o Moreirense para fora dos campeonatos profissionais.
O melhor momento foi a subida na época passada no último jogo pondo o clube nas ligas profissionais que é, sem dúvida, o seu lugar, depois de uma época fantástica!

Como avalias o plantel actual?
Penso que o actual plantel tem qualidade, todavia, não nos podemos esquecer que é uma equipa com muitos jogadores novos, na sua grande maioria estreantes nas ligas profissionais, e sabemos que isso se acaba por pagar inicialmente.
Estou convencido que com a qualidade do trabalho que tem sido feito iremos, com toda a certeza, fazer bem melhor, principalmente nos jogos fora.

Qual a tua opinião sobre os adeptos do Moreirense?
Os nossos adeptos são fantásticos no apoio que prestam a equipa, em especial os Green Devils. Seja o jogo em casa ou fora eles marcam presença e fazem-se ouvir. Também penso que os adeptos se identificam com a equipa porque esta é uma zona de povo humilde e trabalhadora e esta equipa tem esse espírito.

Quem é o teu melhor amigo no mundo do futebol? E o melhor treinador que já tiveste?
No mundo do futebol, ainda no activo, tenho três grandes amigos (irmãos) e que inclusive já representaram o Moreirense. São eles o Orlando, Alex e o Flávio.
Já tive a felicidade de trabalhar com bons treinadores desde o Prof. Manuel Machado, Jesualdo Ferreira (na selecção Nacional), Jorge Jesus, José Gomes. Penso que o mais importante é aprendermos com todos, sabendo que acabamos por nos identificar mais com uns do que com outros.

O que falta ao Moreirense para se afirmar de uma vez por todas no Futebol Profissional Português?
Penso que o Moreirense tem tudo o que é necessário para se afirmar nas provas profissionais. Esse trabalho está a ser feito novamente com os alicerces do passado que bons frutos deu. Este é um ano importante, devido ao facto de ser um regresso, e todos nós estamos empenhados em trazer a devida estabilidade.

Perguntas dos leitores:
Porquê essa paixão pelo Moreirense visto que este não é o teu clube de formação? - Tiago Cunha
Sendo o Fafe o meu clube de formação e o clube da minha cidade, não tenho duvidas em dizer que o Moreirense está para mim, no mesmo patamar de paixão. Esta paixão penso que se deve à forma como me identifico com as pessoas e como me trataram desde o início. A cultura do clube, a grande empatia que desde o início existiu da massa adepta para comigo, tudo o que vivi aqui.

Fala-nos um pouco do teu tão falado "pé canhão"? - Tiago Cunha
Isso deve-se ao facto de ter um remate forte. Esta foi sempre uma das minhas qualidades mas acho é um termo um pouco forte, dado que reconhecendo que tenho facilidade e boa capacidade de remate, não tenho dúvidas em afirmar que já joguei com atletas que tinham um remate mais potente que o meu.

Gostaria de acabar a carreira futebolística o Moreirense? - Vítor Ferreira
Sinto-me bem aqui e penso que isso é perceptível por todos. Como ainda faltam alguns anos para acabar a minha carreira, tenho é que continuar a manter o mesmo profissionalismo para continuar a merecer a confiança dos responsáveis e acredito nessa possibilidade, vamos ver !!!

Castro foste uma grande promessa do futebol português, só as lesões te impediram de o ser pois valor tinhas. Pergunto qual o clube grande do nosso futebol gostarias de ter representado? - Nuno Lourenço
Nasci no seio de uma família benfiquista e, por isso, foi este o grande clube que me ensinaram a gostar. Neste sentido, quando me comecei a jogar futebol o Benfica era um sonho.

Consegues eleger algum jogo como o melhor jogo da tua carreira? Miguel Silva
Penso que o melhor jogo que fiz foi o Moreirense – Sporting, em que vencemos por um a zero. Este jogo acaba por ser ainda mais marcante pois foi nele que me lesionei (saí aos 78 minutos) no joelho esquerdo, facto que me obrigou a parar quase seis meses. Foi uma grande vitória, onde fiz um grande jogo com grande mediatismo.

O que é ser capitão do Moreirense? – Bruno Gomes
Para mim um grande orgulho, num clube desta dimensão e a este nível. Esta braçadeira aumenta a nossa responsabilidade, constantemente temos que dar o exemplo, transmitir pequenas normas internas para um bom funcionamento para que rapidamente os mais novos absorvam e percebam a cultura do clube.
Esse meu papel tem sido fácil porque temos um bom grupo, muito responsável, o que também é norma nesta casa.

Quando estavas a jogar na primeira liga pelo Moreirense, falou-se no interesse de vários clubes, inclusive o Porto e Sporting. Chegaram mesmo a haver contactos desses clubes? - Marco Ferreira
Para ser sincero penso que directamente e de forma oficial ninguém desses clubes terá abordado o meu empresário. Poderá sim, ter havido conversas informais, o que por si só já trás algo. Propostas concretas houve realmente do S.C. de Braga que durante ano e meio me tentou contratar mas que acabaria por não se fazer o negócio.

Porque razão o Moreirense tem sido bastante forte nos jogos em casa, e nos jogos fora não consegue pontuar? - Paulo Sousa
É-me difícil explicar e penso que todos estamos empenhados em modificar a história dos jogos fora. A verdade é que fora não estamos com a mesma eficácia dos jogos em casa e isso está-nos a penalizar muito. Estamos a trabalhar bem e de uma forma séria e por isso acredito que está para breve.

Estavas à espera de regressar ao Moreirense? Júlio Silva
Sinceramente tinha esse objectivo porque mais quando saí não era essa a minha ideia. A partir desse momento tive sempre em mente regressar e acabei por fazê-lo pelas mãos de quem me tinha ido buscar a primeira vez, o que teve um significado ainda maior.

Até que idade pensas jogar futebol? – António Reis
Não tenho uma idade estipulada e não é uma coisa que faça muito, pensar no fim. Sei que há-de chegar a minha hora mas vou andando e sentindo a resposta que o meu corpo vai dando.
Neste momento o que posso dizer é que sinto que esse momento ainda está longe…

Como vês, na generalidade, a troca de nacionalidades para poder representar outro país, como é o caso do Deco, Liedson e Pepe? – Marco Ferreira
Muito honestamente penso que não devia ser possível, mas já que o é e outros o fazem, temos que jogar com as mesmas armas sabendo que nestes três casos por exemplo se passaram de forma diferente.

Achas que por Moreira de Cónegos ser uma Vila, coloca-nos em desvantagem para outros clubes em termos financeiros e desportivos? – Domingos Manuel
Não me parece que nos possamos sentir em desvantagem com outros clubes, pois em termos financeiros o clube tem uma boa saúde e reputação que já vem, bem de trás, e reconhecida por todos. Em relação aos desportivos também me parece que as coisas estão equilibradas e até podemos constatar que mesmo sendo uma pequena localidade, as pessoas aderem aos jogos com grande afluência que não se verifica em alguns clubes da primeira liga.

Nós (adeptos Moreirense) podemos sonhar com um regresso há primeira liga num futuro próximo? – José Silva
Todos nós que gostamos do clube gostaríamos de ver novamente o Moreirense na primeira liga e acredito que será possível num futuro próximo. Quem conhece as pessoas que dirigem o clube compreende melhor as minhas palavras.

Se aquele golo não é invalidado ao Antchouet, sentes que podíamos ter sido a 1ª equipa a derrotar o FC Porto? – Armando Pereira
Tudo o que disser em relação a isso é muito subjectivo mas a verdade é que iríamos para intervalo em vantagem e estávamos a fazer um grande jogo. Paciência, nem dá para parar a pensar muito nisso pois temos um longo caminho pela frente e temos que nos concentrar na árdua tarefa de nos mantermos na Liga Orangina, que é o nosso verdadeiro objectivo. Esse é agora o caminho.


"Quero agradecer a oportunidade de partilhar com todos os que gostam do Moreirense as minhas vivências e experiências que tenho tido ao serviço deste clube. Espero que continuemos todos juntos a apoiar e levar o nome deste clube bem alto, a um patamar de orgulho e, claro está, que eu seja parte integrante deste objectivo. SEMPRE MOREIRENSE!!!!


E como estamos na época mais bonita do ano, queria desejar a todos um FELIZ e SANTO NATAL e um ANO NOVO cheio de AMOR e SAÙDE."

9 comentários:

GD Ultras disse...

Grande Capitao.. Continua no nosso Moreirense!

22 dezembro, 2010
Mila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Simplesmente o melhor dos melhores.. Força aí Castro

23 dezembro, 2010
gd_2000 disse...

Castro, és um grande capitão, contamos contigo mais uns aninhos.. Força Moreirense

28 dezembro, 2010
Anónimo disse...

Sempre com raça, tem de ser assim mesmo!!! Continua a dar-nos alegrias.. Força!

20 janeiro, 2011
Anónimo disse...

conta com nosco nos contamos contigo
obrigado

17 fevereiro, 2011
Anónimo disse...

Para o ano é pa subir capitao!!!

31 maio, 2011
Anónimo disse...

força capitao ainda tens muitos aninhos de moreirense ao peito e espero que fiques mesmo porque es importante para o moreirense . das moral a todos e confiança. o Moreirense precisa de ti Capitao.. Força Castro e força Moreirense :)

26 outubro, 2011
Anónimo disse...

Castro, pé canhão, és o nosso capitão!
Continua assim! És o nosso líder!

16 novembro, 2011

Enviar um comentário