4 de outubro de 2010

Hélio em entrevista

Fala-nos um pouco de ti.
Chamo-me Hélio, tenho 27 anos, sou defesa central e actualmente sou jogador do Boavista F.C. Fiz a minha formação no Boavista e no Vilanovense F.C. e foi aí que comecei a jogar pela equipa principal tinha eu 17 anos quando me estreei. Depois fui para os Dragões Sandinenses, Lixa F.C., Moreirense 2 anos, Vizela F.C. e agora no Boavista.

O que pensas da tua carreira até aqui?
A minha carreira até à data de hoje tem sido bastante positiva, tenho conseguido manter um bom desempenho individual contribuindo assim para um melhor desempenho colectivo da minha equipa.

Enquanto adepto de futebol, qual a tua opinião sobre o Moreirense?
Para mim o Moreirense tem de estar no mais alto patamar da liga portuguesa que passa obviamente pela 1ªliga devido às condições que proporciona aos seus atletas, há massa associativa e pela história que tem.

Como foi para ti representar o Moreirense?
Foi uma grande experiência, tive excelentes condições de trabalho que até então não tinha tido ao meu dispor, ter uma equipa recheada de bons jogadores como por exemplo Bino, Mingote, Nuno Cavaleiro, João Duarte, Serafim, César, Quim, Rui Marcos, só para referir alguns com um passado muito bonito no futebol português e também por ter sido treinado pelo Dito que foi uma pessoa que me ajudou bastante a melhorar o meu jogo.

Descreve, como são para ti, os adeptos do Moreirense.
Os adeptos do Moreirense vivem muito o clube e fazem sentir os jogadores isso mesmo transmitindo-lhes de fora para dentro do campo energia, e fazendo com que os jogadores disputem cada lance como fosse o ultimo.

Estiveste duas épocas ao serviço do Moreirense, qual o melhor e o pior momento com a camisola verde axadrezada?
O melhor foi sem dúvida ter feito hat-trick com o Maria da Fonte, foi até hoje o meu único hat-trick, e, o pior foi não ter conseguido no segundo ano ter ficado nos primeiros 6 lugares que depois dariam acesso a lutar pela subida de divisão.

És um central com faro de golo e no Moreirense marcaste muitos golos, até chegaste a fazer um Hat-Trick. Como é marcar três golos num só jogo?
É uma sensação única e fantástica ainda por cima sendo eu defesa central.

Desde que saíste, acompanhas a vida do clube?
Dentro da minha disponibilidade vou acompanhando vendo os resultados.

Porquê a tua saída? Gostavas de ter continuado a defender o Moreirense?
Eu tinha acabado contrato e o treinador que era o Daniel Ramos tinha ido para o Gondomar (2ª liga) e a situação do Moreirense estava por definir, não se sabia quem ia ser o presidente nem o treinador, e como o mister Daniel convidou-me e era mais um degrau que ia subir na minha carreira, aceitei.

Muitos ex jogadores dizem que o Moreirense os marca pela positiva. E a ti, marcou-te?
Sim, claramente. Além de ser acarinhado quando entro nessa casa e também ser reconhecido pela massa associativa deixa-me muito feliz.

Depois de saíres, como é defrontar o Moreirense?
É complicado saber que já defendi aquela camisola que joguei no estádio e voltar lá por outra equipa.

O que falta ao Moreirense para se afirmar em Portugal?
Voltar há 1ª Liga e estabilizar em termos desportivos, fazer um projecto para ficar muitos anos na 1ª liga.

Quem é para ti o melhor central a actuar em Portugal? E no mundo?
Gosto muito do David Luíz, mas para mim o melhor é o Ricardo Carvalho.

Tu, que estiveste do lado do Vizela e do lado do Moreirense, quais são as principais diferenças? Como é que se vive a rivalidade entre estes dois clubes?
Não há grandes diferenças porque ambas as massas associativas vivem muito o clube, querendo o melhor para a sua equipa, e nesse tipo de jogos os jogadores sentem uma motivação maior os níveis de concentração estão muito elevados não havendo margem de erro.

O que te deixa mais saudades aqui em Moreira de Cónegos?
Do carinho que os sócios e massa associativa expressavam por mim quando estava a passar na rua, ou mesmo depois do jogo.

O que mais gostavas de fazer em Moreira de Cónegos?
Além de treinar, não passava tempo nenhum em Moreira porque vivo em Gaia e no fim de cada treino e jogo vinha embora não conhecia muito Moreira de cónegos além do estádio.


Qual a tua opinião acerca das pessoas e da Vila de Moreira de Cónegos?
A única vez que convivi directamente com as pessoas de Moreira de cónegos foi numa gala feita pelo clube em que fui receber o prémio de jogador revelação, foi uma sensação muito bonita ser cumprimentado no fim da festa pelas pessoas de Moreira.

Qual o teu clube de coração?
Esse clube é só para a família...

Quem é o teu melhor amigo no futebol? E o melhor treinador que tiveste ou gostaste mais?
O futebol deu-me a oportunidade de conhecer e fazer amizade com muitas pessoas mas em particular o Mingote que foi em Moreira de cónegos que o conheci e também o Laurent que tinha jogado comigo no lixa, são dois grandes amigos. Quanto a treinadores gostei de trabalhar com todos eles, ajudando-me todos eles a evoluir com os seus métodos de treino.

Planos para o futuro?
Não sei. Neste tenho contrato com o Boavista e o futuro é continuar a sonhar com uma oportunidade de jogar no mais alto patamar do futebol português, a 1ª liga.

Queres deixar alguma mensagem para o blog e para os adeptos?
Para continuarem a apoiar o Moreirense e quero agradecer-lhes pelo carinho que tiveram comigo. Muito obrigado.

1 comentários:

Anónimo disse...

Grande Hélio.. Sem dúvida excelente central.

05 outubro, 2010

Enviar um comentário