2 de novembro de 2010

Emerson em entrevista

Nome: Emerson de Souza Gama
Data de Nascimento: 1975-02-14 (35 anos)
Nacionalidade: Brasil
Altura/Peso: 176cm/ 70kg

Fala-nos sobre o teu carácter pessoal.
Sou um rapaz tranquilo, amigo, paciente e que gosta de ajudar quem precisa.

Descreve-nos a tua carreira futebolística.
Comecei aos 11 anos de idade nos infantis do Nacional Futebol Clube, em São Paulo - Brasil, onde fiquei até aos 19. Joguei mais um ano nos juniores do Santos Futebol Clube. De seguida comecei a minha carreira profissional por alguns clubes no Brasil entre eles o Joinville de Santa Catarina onde fui campeão estadual. De seguida cheguei ao Moreirense no ano 2001. Fiquei por duas épocas e meia, depois fui para o Felgueiras, regressei ao Brasil em 2005 e joguei pelo Caxias Futebol Clube. Em 2006 estive no Portosantense de onde me transferi para o Vizela onde permaneci até 2008. Voltei outra vez para o Moreirense para estar nas duas últimas épocas, onde obtive a minha segunda subida de divisão.

Em 2002 vieste do Brasil para o Moreirense. Foste bem “acolhido” cá?
Sim, desde o inicio sempre fui muito bem recebido. Desde a época em que o prof. Manuel Machado me trouxe do Brasil estive muito bem adaptado ao clube num todo, dirigentes, funcionários e adeptos com quem sempre me identifiquei muito.

Depois de saíres do Moreirense em 2004 representaste mais clubes portugueses. Tiveste sempre sucesso por onde passaste?
Estive em mais 3. O Felgueiras infelizmente passava por uma situação financeira difícil, mas consegui terminar a época com uma boa prestação. No Portosantense foi uma passagem rápida onde estive bem por isso retornei à segunda liga para o Vizela onde estive uma época e meia em bom plano.

Jogaste na 1ª liga pelo Moreirense e alcançaste também a subida de divisão na última época. Consegues eleger os melhores momentos que passaste por cá?
Certamente que o 1º ano foi marcante, pois logo que cheguei encontrei um grupo maravilhoso e com isso a subida a primeira liga. Realmente foi um ano marcante para mim e penso que para toda vila, adeptos e simpatizantes do clube.

A temporada passada o Moreirense conseguiu subir. Como foi vivida a época no seio da equipa?
Foi um bom ano também. Correu praticamente bem a época toda. No geral com poucos problemas e que foram sempre superados pela qualidade que o grupo tinha e pelas pessoas que envolveram todo o clube.

No final da época não foste convidado a renovar. Já esperavas isso?
Tinha ainda alguma esperança de ficar pelo menos mais um ano, porém sei entender as opções do treinador e clube. Infelizmente como aconteceu noutras épocas, tive uma lesão que atrapalhou muito o meu futuro no clube, aliás em toda minha carreira foi algo que me prejudicou demasiado. Porém sei e estou tranquilo, pois sempre que joguei pude ajudar a equipa por vários momentos e isso deixa-me tranquilo.

Continuas a acompanhar a vida do clube?
Sim. Mesmo não estando por perto continuo a ver principalmente pela Internet e procuro saber através de alguns amigos que ainda lá estão e torço sempre para o sucesso do clube no geral.

Até onde achas que pode chegar este Moreirense?
Pelo que tenho acompanhado, o clube tem feito uma época dentro do previsto, aos poucos pode sim começar a sonhar em algo maior, pois nesta divisão nada é impossível e o equilíbrio será claro até ao fim.

O que achas dos adeptos?
Sinceramente gosto muito. Deram provas que estão com a equipa onde ela for e sabem incentivar sempre. Reconhecem o esforço dos jogadores e tem muito carisma onde vão. Fazem a diferença.

Representaste também o rival do Moreirense, o Vizela. Que diferenças encontras entre os 2 clubes?
Todos os clubes por onde passei, fui sempre muito profissional e no Vizela fui igual. Penso que cumpri bem o tempo que lá estive, não olhava pelo lado da rivalidade.

Qual o teu clube do coração?
No Brasil gosto e simpatizo pelo Santos Futebol Clube, pois lá joguei uma época e os meus familiares também se identificam.

Qual o treinador que mais te marcou?
Em Portugal identifiquei-me com Manuel Machado que me deu a oportunidade de jogar em Portugal e é muito inteligente tacticamente. E também Carlos Garcia que foi um treinador muito próximo dos jogadores e que os sabe motivar.

Projectos para o futuro?
Penso em fazer algum curso dentro do desporto e poder trabalhar com crianças, escolinhas, camadas jovens… Poder passar um pouco do que aprendemos.

Alguma mensagem para o Blog e para os adeptos do Moreirense?
Gostei muito da iniciativa do Blog, pois resgata a memória daqueles que passaram pelo clube e de alguma maneira o ajudaram a crescer e ganhar espaço no futebol. Para os adeptos agradeço sempre a força e incentivo que tive no clube, será algo que ire recordar sempre pela positiva e continuem a apoiar e acreditar no clube. Um grande abraço a todos.

0 comentários:

Enviar um comentário