21 de setembro de 2010

Jocivalter em entrevista

Nome: Jocivalter Liberato
Nascimento: 1979-06-06 (31 anos)
Naturalidade: Foz do Iguaçu (PR) - Brasil


Fala-nos um pouco de ti.
Bem, o que posso falar sobre mim, sou uma pessoa muito ligada às minhas origens. Dedico-me de coração à família que tenho. Levo uma vida tranquila, sabendo que tudo o que acontece na minha vida faz parte de um propósito de Deus, daquilo que Ele determinou para mim. No futebol sou dedicado, persistente e ousado.

Descreve-nos a tua carreira como futebolista.
Com 13 anos ingressei nas escolinhas de futebol do Guarani (Campinas). O Guarani tem a fama de ser um "celeiro" de talentos. O clube no Brasil que mais revela craques. A história demonstra isso, saíram de lá craques como Renato (Sevilla), Edu Dracena (Santos), Elano, etc.
Foi lá que fui formado, tenho orgulho de ter sido formado no Guarani.
Aos 17 anos, assinei meu primeiro contrato profissional. A minha estréia, inclusive, foi aos 17 anos, num torneio disputado no Japão.
Fui convocado para seleção brasileira Sub-20, num elenco de estrelas, onde estavam Ronaldinho Gaúcho, Julio Cesar, Edu (ex- Betis)...
Depois disso, vim para Portugal, pelo Aves, de seguida Boavista, Varzim, 2 anos no Chipre, etc.

Achas que poderias ter ido mais longe na tua carreira?
Bem, acho sim, que tinha condições para ter ido muito além no futebol, pelas minhas qualidades. Sempre fui considerado um prodígio no futebol. Entretanto, prefiro pensar que nada acontece por acaso. Cheguei onde poderia chegar, porque estamos todos debaixo da soberania de Deus. É Ele quem dita as regras, quando olho para trás e vejo por tudo quanto passei, sinto-me orgulhoso por ter chegado até aqui.

Apesar do pouco tempo que passas-te no Moreirense, que pensas acerca do Moreirense?
Gostei muito do meu tempo aí no clube. Sei das limitações do clube, mas foi um tempo muito bom.
Fiz bons amigos e aprendi muitas lições. É um clube que tem boas condições e pode crescer muito ainda.

Após a subida contavas com a saída? Gostavas de ter continuado cá?
Tive uma decepção muito grande com actual presidente do clube. Numa ação cobarde por parte dele, a minha permanência no clube tornou-se insustentável. Apesar do carinho pelo clube, por esse motivo, e infelizmente, não teria condições de permanecer.

O que pensas sobre os adeptos do Moreirense?
Os adeptos foram fantásticos na campanha que fizemos. São muito leais ao clube, e incentivam constantemente.
São muito apaixonados e isso faz com que os jogadores tenham muito ânimo em campo.

Do Chipre para o Moreirense. Que motivos te levaram a deixar o chipre para jogar na II Divisão?
Na realidade, recusei propostas no Chipre de clubes que eu sabia que tinham problemas com ordenados em atraso. Resolvi voltar para Portugal, aceitando convite de um clube que, afinal, não se concretizou. O Moreirense foi uma aposta. Uma chance de relançar minha carreira em Portugal, uma vez que estive "ausente" por duas épocas.

Quais os melhores e piores momentos da tua carreira?
Tive anos inesquecíveis no Brasil. Vivi uma época de sonho ao serviço do Desp. Aves, mas o que mais me marcou, sem dúvida, foi o tempo que estive ao serviço do Boavista.
Pior momento talvez a descida de divisão com o Aves. Senti muito, por ter sentimentos pelo clube.

Qual a sensação de marcar 2 golos na estreia pelo Boavista e a contar para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões?
Uma experiência maravilhosa. Estádio cheio, estreia nas competições europeias, jogando de início. Quando marquei o segundo golo, senti-me maravilhado, mas não tinha noção da repercussão que isso causaria. Foi um momento especial, que recordo com carinho.

Qual o teu clube do coração?
No Brasil, Flamengo, em Portugal, simpatizo-me com o Porto.

Qual o treinador que mais te marcou?
Tive o privilégio de trabalhar com bons treinadores, como Carlos Alberto Silva, Muricy Ramalho e Abel Braga. Desses, o que mais me marcou foi o Abel Braga, pela postura que tem para com os seus comandados. Joguei na equipa dele com apenas 17 anos.

Qual o teu melhor amigo no mundo do Futebol?
Pergunta dificílima! Sou privilegiado. Tenho muitos amigos no futebol. Posso destacar alguns, mas seria até injustiça minha com alguém que porventura não seja citado... Tenho uma relação de muita amizade com Brasilia (ex-Guimarães), Rodrigo (Ex-vizela), Telmo (Varzim), Milton do Ó (ex-Trofense), Aloísio, Renato, Jean Paulista, Clayton (ex- FC Porto), etc... Fiz bons amigos também no Moreirense... Enfim, são muitos!

Quando terminares a carreira pretendes ficar ligado ao futebol?
Sinceramente, não desejo ficar ligado ao futebol. Amo a minha profissão, mas não tenho interesse em continuar no futebol. Talvez, e quando muito, numa escola de formação... Adoro ensinar e lidar com crianças, principalmente as menos favorecidas. Não quero "passar" por este mundo tendo a sensação de que poderia ter feito mais por aqueles que não tem condições. É preciso, muitas vezes, deixar nossos planos de lado e estender a mão. Amar não é dizer, é fazer! Esse é o nosso chamado.

Alguma mensagem para o Blog?
Parabéns aos adeptos do Moreirense, e meu abraço especial aos seguidores deste Blog. O futebol ainda é um espetáculo porque existe público apaixonado. O dia em que os adeptos não apoiarem o seu clube, o futebol declarará falência. Parabens!

Cumprimentos e obrigado - Joci
Abraço

3 comentários:

Anónimo disse...

grande Joci!!

22 setembro, 2010
Anónimo disse...

boa entrevista gostei muito da humildade dele a falar de sua carreira no futebol.

25 setembro, 2010
Anónimo disse...

Um dos melhores jogadores que ja vi jogar!
Parabens Jocivalter!

04 abril, 2011

Enviar um comentário